ATIVIDADE FÍSICA

  Atividade Física na Emygdio Alves



O Programa Academia Carioca, desde 2009, é um espaço mobilizador de Promoção da Saúde por meio de ação comunitária e multissetorial, centrada na inserção da prática de atividade física regular nas Unidades Básicas de Saúde. Por garantir o acesso da população a práticas que visem promover o bem estar físico, mental e social, a Academia Carioca tem se constituído como um significativo dispositivo de construção de uma sociedade mais ativa e com estilo de vida mais saudável.






Hoje o Programa Academia Carioca está presente nas 10 Áreas de Planejamento, vinculadas às suas Unidades Básicas de Saúde, por meio de sua equipe de profissionais de educação física. O êxito do programa se deve à compreensão de que a atividade física é uma importante ação na Saúde Pública, capaz de contribuir para a redução de doenças crônicas não transmissíveis e de agravos à saúde.





            Há clínicas como aqui na Emygdio que não possuem academia mas realiza um trabalho de atividade Física.


A dinâmica da força muscular e subsequente comprometimento da função motora, associados ao processo de envelhecimento, afetam diretamente a vida de indivíduos idosos, diminuindo suas habilidades em tarefas simples como caminhar e dificultando a realização de atividades de vida diária, comprometendo a qualidade de vida e a saúde mental dessa população. A participação regular em programas de exercícios físicos de forca muscular (EFFM) causa respostas favoráveis que contribuem para um envelhecimento saudável. Por esse motivo nosso professor de educação física – Luciano, junto com suas Auxiliares (Agentes Comunitárias Lídia e Rosilene) promovem várias atividades com os Idosos da área.



ACS ROSILENE, PROFESSOR LUCIANO, ACS LÍDIA E GERENTE CRISTINA

              Ressaltamos que A Atividade Física realizada pela Clínica não se restringe aos idosos, qualquer pessoa pode participar, desde que passe primeiramente por uma consulta médica na clínica e o seu médico indique. Tudo é feito sob orientação médica. Antes dos exercícios, é medido a P.A dos usuários e depois dos exercícios também, para um monitoramento dos profissionais.

Enquanto o tempo passa nós envelhecemos e quanto mais idade nós temos mais mudanças sofremos, é um processo natural e totalmente necessário. Durante esse processo passamos por alterações fisiológicas graduais e progressivas.
O passar do tempo traz consigo os seus sinais:
·        *  Aumento da quantidade de gordura do corpo;
·         * Diminuição da força e massa muscular;
·        * Osteoporose;
·        * Diminuição de reflexos;
·       *  Dentre outros: alterações na visão, coordenação etc.

Esses sinais aparecem, pois o corpo está mudando e é normal que sofra alguns distúrbios e diferenças aparentes, essas diferenças podem ser físicas ou não.
Por      exemplo, as rugas são sinais do tempo, sinais aparentes. O aumento da      pressão cardíaca é considera um sinal não aparente, mas tem influência      direta sobre o organismo. A questão é que todo nosso corpo se modifica      para assumir uma nova fase: A terceira idade. O que não quer dizer que a vida se torna menos saudável com o passar do tempo, a condição de ser ou não saudável depende de outras coisas e não somente do tempo. É muito comum surgirem doenças crônicas com o passar do tempo, mas o surgimento de doenças crônicas não significa, necessariamente, ausência de saúde.
Não só os Idosos , mas nós Homens e Mulheres precisamos sair do sedentarismo e praticarmos algum exercício para chegarmos à uma velhice de qualidade!!




FORA SEDENTARISMO!! QUERO SAÚDE!!

Não só na terceira idade, mas em qualquer idade os exercícios físicos , eles previnem, restauram e reabilitam condições físicas e psíquicas. Os exercícios aumentam a resistência e a força muscular.
Além disso, os exercícios resgatam as características da saúde juvenil e promovem:
       * Aumento do bom colesterol;
       *Redução da pressão arterial;
       *Redução da gordura corporal;
        *Melhora a qualidade e expectativa de vida;
        * Reduzem a probabilidade de osteoporose;
       

O que comer após o Exercício físico? A Alimentação é muito importante:

           * Iogurte com granolas + Frutas ou Lanche Natura que contenha fonte de proteínas
            *Pão com manteiga + Leite ou Vitamina de Frutas com Leite







           Logo, os exercícios físicos tem ligação direta com a longevidade. É de suma importância para todo o ser humano que quer ter expectativa de vida prolongada com qualidade de Vida acima de tudo.






Algumas de nossas Atividades realizadas...




A DANÇA:  Na educação física a dança é utilizada como forma de atividade para condicionamento físico,
emagrecimento, bem estar e saúde; assim como as demais atividades físicas, pode ser utilizada como 

ferramenta para a melhoria do convívio intra e interpessoais, saúde e qualidade de vida.






É isso aí Pessoal!! Mexendo o esqueleto!!!

GINÁSTICA: Sua prática é importante, mas antes de começarem a fazer ginástica e a praticar esportes, consultem um médico para saberem quais às suas  reais condições de saúde, é super importante isso também. Fazer ginástica e praticar esportes, melhorar o condicionamento físico e dá mais saúde.


OFICINAS DE ARTESANATO: Muitos talentos que estavam escondidos foram descobertos. Há criatividade e realização de atividades de distração.




CUIDANDO DO CUIDADOR:  QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: Fator decisivo no desempenho organizacional.
A Atividade Física além de proporcionar a saúde ao seu grupo de pacientes da área, ele estendeu-se aos funcionários. Isso mesmo, os funcionários da Clínica também desfrutam desse privilégio. Como? Isso se chama qualidade de vida, que tem como idéia básica proporcionar saúde através de exercícios que vão do pesado ao relaxante tornando os colaboradores em pessoas mais produtivas, felizes, satisfeitas e envolvidas com o trabalho!!





Confira todas as fotos no link abaixo: 

******************************************************************************

Nossos Eventos realizados no decorrer do Ano...

                    A quadra da Caprichosos de Pilares foi palco do grande evento Cultural e Musical do Programa da Academia Carioca da 3.2, de 13 as 17 horas realizado no dia 01.03.13 com a participação de várias clínicas resultando na confraternização de todos os alunos de todas as Academias presentes . Muita música  e amizade que misturada á alegria, contagiou á todos.



ACESSE TODAS AS FOTOS DESSE EVENTO EM NOSSA PÁGINA DO FACE NO LINK ABAIXO:


*************************************************************************

No dia 07.02.13 foi realizado o evento em Comemoração ao Carnaval, com danças, marchinhas de carnaval e muita diversão.

CAINDO NA FOLIA ...............




                     O Arraiá da Atividade Física aconteceu em duas etapas : uma no dia 23.06 no auditório da Clínica  e outra no dia 30.06 numa Empresa parceira de Eventos da Clínica: A SCHOTT de Inhaúma.






              No dia 20.08 realizamos uma caminhada ...


                 
               No dia 19.09.2013 foi realizado no auditório da nossa Clínica, a “ FESTA DA PRIMAVERA” onde foi um momento de darmos às boas-vindas à mais uma estação do ano: “A PRIMAVERA”. Os anfitriões da festa foi o grupo da Atividade Física, composto em sua maioria pelos idosos!!

                 Nesse dia foi feita um vídeo em homenagem ao Grupo da Atividade Física, onde os mesmos assistiram e se emocionaram. Confira você também: 



                Na festa ainda teve coreografias de algumas músicas feitas pelo prof. de Educação Física Juninho Vaz!!






             Já foi dito anteriormente que os exercícios físicos proporcionam inúmeros benefícios vitais às pessoas, por exemplo, melhora do condicionamento físico, ou seja, aumenta-se a capacidade de "trabalhar" do sistema cardio-respiratório a resistência muscular geral e localizada se desenvolve juntamente com a força , flexibilidade, agilidade, conseguindo com tudo isto um melhor equilíbrio corporal e coordenação motora.
                  Prova de tudo isso é a História de Vida de Dona Zezé, uma idosa que faz parte do nosso Grupo da Atividade Física; ela tem 92 anos, faz exercícios e participa de todas as atividades. Ela diz que uma das melhores coisas que aconteceram na sua vida, foi ter conhecido a Clínica e o grupo da Atividade Física, a vida dela é outra, mudou radicalmente. Ela não se arrepende de ter vindo se tratar aqui e deixar a Clínica cuidar dela. Ela diz que aqui recebeu carinho, amor, apoio, cuidado, alegria e que está muito feliz; e que só tem à agradecer. 
OBS: Para saber a estória completa acesse: 




                   Assista também o Vídeo emocionante da Estória dessa simpática Senhora:









*************************************************************************

INAUGURAÇÃO DA ACADEMIA CARIOCA

SMS inaugura 80ª Academia Carioca - 25/11/2013 

O bairro de Pilares ganhou uma nova Academia Carioca. A unidade, que fica em frente à Clínica da Família Emydio Alves, foi inaugurada dia 20 de novembro pelo secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, e contou com a presença de autoridades e usuários da clínica.
Dois profissionais de Educação Física ficarão à disposição dos alunos na academia, que vai funcionar das 8h às 20h. O principal objetivo é facilitar o acesso e melhorar a qualidade de vida da população que utiliza os serviços de saúde, prevenindo doenças e suas complicações. Principalmente hipertensão e diabetes.
"Não é à toa que estamos espalhando academias por toda a cidade. Exercícios físicos têm um impacto muito grande no ponto de vista de prevenção de quedas, depressão, doenças", ressaltou o secretário.
Com a Academia Carioca de Pilares, a Secretaria Municipal de Saúde tem, atualmente, 80 academias instaladas nos Centros Municipais de Saúde e Clínicas da Família. Cerca de 46 mil pessoas praticam atividades físicas nesses equipamentos. A maioria são mulheres: 76%. Do total de usuários, 95% perderam peso depois que começaram a participar do programa. Além disso, 8,6% deixaram de usar medicação, 89% diminuíram a dosagem e 71% a frequência. 
 








 

 






Por isso venha fazer parte da nossa Turma!! 

JUNTE-SE À NÓS!! Procure sua equipe!!








Confira todas as fotos da Atividade Física na nossa página do facebook: 









0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua do Lazer, 153 - Pilares

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h- Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3283-3769 | 3283-3776

Tecnologia do Blogger.